Como planejar a capacitação dos professores para o uso crítico das tecnologias e Mídias na escola?
Essas e outras questões devem ser consideradas quando pensamos no uso crítico e efetivo das tecnologias e mídias (novas ou não) na escola.
O uso das tecnologias de informação e comunicação para a criação de redes de conhecimentos favorece a democratização do acesso à informação, as novas formas de lidar com a informação, de produzir conhecimento e de estabelecer comunicação entre as pessoas, permitindo conexões entre pessoas, idéias, conceitos, crenças e valores. Segundo Almeida (2005), a metáfora da rede considera o conhecimento como uma construção decorrente das interações do homem com o meio. À medida que o homem interage com o contexto e com os objetos aí existentes, ele atua sobre esses objetos, retira informações que lhe são significativas, identifica esses objetos e os incorpora à sua rede, transformando o meio e sendo transformado por ele.
 |
| A Internet na sala de aula |

 |
| O blog na educação |
Com música também se aprende
a informação do Jornal chegou a sala de aula
 |
| O uso da calculadora na sala de aula |
 |
| O computador na sala de aula |

 |
| O vídeo na sala de aula |